voltar para Página InicialPesquisadores* Edward MacRae

* Edward MacRae

nasceu em 1946, em São Paulo, filho de pai escocês e mãe brasileira. Foi criado na Grã Bretanha onde se formou em Psicologia Social pela Universidade de Sussex e recebeu o grau de Mestre em Sociologia da América Latina pela Universidade de Essex. De volta ao Brasil, estudou antropologia na Unicamp e na USP onde se doutorou em 1986 com a tese “ O Militante Homossexual no Brasil da Abertura”. Desde então vem pesquisando a questão das drogas , trabalhando inicialmente no Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo-IMESC e no Programa de Orientação e Atendimento à Drogadependência-PROAD/EPM. Foi membro do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo e do Conselho Nacional  de Políticas Sobre Drogas -CONAD . Como membro deste, participou do GTAyahuasca, responsável pela elaboração da regulamentação oficial do uso religioso dessa bebida. Atualmente mora em Salvador onde leciona antropologia na Universidade Federal da Bahia e é pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas-CETAD/UFBA. Lá ministra cursos de pós-graduação em torno de temas relacionados à socioantropologia das drogas.Tem escrito livros sobre sexualidade, movimentos sociais, o uso socialmente integrado de substâncias psicoativas e redução de danos associados ao uso de drogas. Recentemente participou da organização do livro “Crack: contextos , padrões e propósitos de uso” (EDUFBA,2013) e foi coautor de “Eu venho de longe : Mestre Irineu e seus companheiros “ (EDUFBA, 2011).

Publicações

Livros

LABATE, Beatriz Caiuby et al (orgs). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador, EDUFBA, 2008..
A Construção da Igualdade- Identidade Sexual e Política no Brasil da Abertura. Campinas, Editora da Unicamp, 1990. .
Edward MacRae. Guiado pela Lua - Xamanismo e Uso Ritual da Ayahuasca no Culto do Santo Daime. São Paulo, Brasiliense, 1992..
Edward MacRae. Guiado por la Luna. Quito, Ed. Abyayala, 1998..
Edward MacRae. El Santo Daime y la Espiritualidad Brasileña. Quito,Ed. Abyayala,1999..

Artigos de Autoria Individual

Observações sobre o documento do Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Entorpecentes - CONFEN. In; FROÉS, V.. Santo Daime Cultura Amazônica – História do Povo Juramidam. Manaus – AM: SUFRAMA, 1986. pp.187-193..
A abordagem etnográfica do uso de drogas. In Drogas e AIDS Estratégias de Redução de Danos, Fábio Mesquita e Francisco Inácio Bastos(orgs.), São Paulo, Hucitec,1994, 15página. .
A importância dos fatores socioculturais na determinação da política oficial sobre o uso ritual da ayahuasca. In Drogas e Cidadania- Repessão ou Redução de Riscos, Alba Zaluar(org.),São Paulo, Brasiliense,1994, 15 página. .
Movimentos Sociais e os Direitos de Cidadania dos Homossexuais. In:Trabalho, Cultura e Cidadania, Angela M. C. Araujo(org)São Paulo, Scritta,1997, 6 páginas..
A Excessiva Simplificação da Questão das Drogas nas Abordagens Legislativas. In:Drogas Hegemonia do Cinismo,Maurides de Melo Ribeiro e Sérgio Dario Seibel (orgs.) São Paulo, Memorial da América Latina, 1997, 7 páginas..
O Controle Social do Uso de Substâncias Psicoativas. In:Conversações Abolicionistas Uma Crítica do Sistema Penal e da Sociedade Punitiva, Edson Passeti e Roberto B. Dias da Silva (orgs.),São Paulo,IBCCrim,PUC/SP,1997, 9 páginas..
Santo Daime and Santa Maria- The licit ritual use of ayahuasca and the illicit use of Cannabis in a Brazilian Amazonian religion International Journal of Drug Policy. Irlanda, 1998. .
L'utilisation religieuse de l'Ayahuasca dans de Brésil contemporain. Cahiers du Brésil Contemporain,n 35-36, Paris , Maison des Sciences de L'Homme, 1998 pp. 247-254..
Abuso de Drogas: Problema Pessoal ou Social?. In; Textos Orientados Para Assistência à Saúde Entre Usuários de Drogas, Andrade, T.M., Lemos, S.R.M.(orgs.) Salvador, FAPEX/UFBa, 1998. .
O uso da ayahuasca nos rituais de cura do Santo Daime. In; Etnocenologia, Textos Selecionados Greiner, C. e Bião, A. (orgs.) São Paulo, Annablume,1999, 9 páginas..
The ritual and religious use of ayahuasca in contemporary Brazil. In; DPF XII Policy Manual , Taylor, W., Stewart, R., Hopkins, K., Ehlers,S., (orgs.)The Drug Policy Foundation Press,Washington, 1999,pp. 47-50..
O Ritual do Santo Daime Como Espetáculo e Performance. In; Performance, Cultura e Espetacularidade J.G.Teixeira e R. Gusmão (orgs.), Brasilia, Universidade de Brasília, 2000. Pp.75-84..
Antropologia:Aspectos sociais, Culturais e Ritualísticos. In:Dependência de Drogas , Seibel,S. D., Toscano Jnr. ,ª (Eds.)São Paulo, Editora Atheneu, 2001 , pp25-34..
Abordagens qualitativas na compreensão do uso de psicoativos. In; Drogas- Tempos , lugares e olhares sobre seu consumo , Almeida,A .R., Nery Filho,A MacRae, Tavares, L.A. e Ferreira, O. S, Salvador,Edufba, 2004,.pp27-48..

Artigos em Co-Autoria

MacRae,E. e Simões, J.A.. A subcultura da maconha, seus valores e rituais entre setores socialmente integrados. In; Drogas e Pós-Modernidade- faces de um tema proscrito Volume 2, Baptista, M., Cruz, M.S., Matias, R.(orgs.) Rio de Janeiro, Ed UERJ, 2003, Pp.95-108..
MacRae, E. e Gorgulho ,M.. Redução de danos e tratamento de substituição: posicionamento da Rede Brasileira de Redução de Danos. In; Jornal Brasileiro de Psiquiatria Vol 52(5): 371-374, 2003..