voltar para Página InicialPesquisadoresIvan Farias Barreto

Ivan Farias Barreto

nasceu em Itabuna, sul da Bahia, em julho de 1986. De 2008 a 2009 foi estagiário no único hospital psiquiátrico público de Alagoas, o Hospital Escola Portugal Ramalho e estudante bolsista do PET-Saúde II (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) em 2010 e 2011. Graduou-se em Psicologia pela UFAL em 2011, onde investigou o uso tradicional da folha de coca no Brasil e América Latina. Em 2013 recebeu o título de Especialista em Atenção Integral ao consumo e aos consumidores de Álcool e outras Drogas pelo CETAD / FMB / UFBA / SENAD e defendeu trabalho contra o internamento compulsório para usuários de crack no Brasil. Atualmente vive na região da Chapada Diamantina, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA (projeto de pesquisa qualificado), bolsista CAPES, membro do GIESP (Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Psicoativos) e consultor. Atua nas as áreas de socioantropologia do uso de drogas, redução de danos, saúde coletiva, psicologia social, políticas públicas e direitos humanos.

Publicações

Artigos de Autoria Individual

BARRETO, Ivan Farias. . “Análise da estratégia de internação compulsória para usuários de crack em situação de rua no Brasil”. In: Trabalho de conclusão de curso (especialização). Orientador: Prof. Dr. Edward MacRae. Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, Faculdade de.

Entrevistas

Publicações em anais de eventos

BARRETO, I. F. ‘O fracasso proibicionista: reflexões para uma reforma na política de drogas brasileira’. In: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza. Anais do 8º Conpsi, 2013.
BARRETO, I. F. ‘Implicações da internação compulsória voltada a usuários de crack no Brasil’. In: 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza. Anais do 8º Conpsi, 2013.