voltar para Página InicialPesquisadoresMaria Clara Rebel Araújo

Maria Clara Rebel Araújo

nasceu em Nova Friburgo, RJ. Atua no ensino superior como professora  pesquisadora e psicóloga clínica. É Doutora em Psicologia Social pela UERJ com a tese: “Salve a Luz e Salve a Força: dimensões psicossociais na doutrina do Santo Daime”(2010), com Bolsa Faperj Nota 10. A tese analisou as representações e práticas  sociais ligadas ao fenômeno da miração entre os membros do Cefluris (linha do Pd. Sebastião). É Mestre em Psicologia Social pela UERJ (2005- bolsa CAPES), com a dissertação: “Santo Daime: Teoecologia e adaptação aos tempos modernos” . A pesquisa discutiu as redes psicossociais e a memória social criadas dentro da doutrina. Formou-se em psicologia pela UFRJ em 2002. Durante a graduação, estagiou e trabalhou na Casa das Palmeiras, clínica junguiana de reabilitação psiquiátrica. Esta experiência gerou uma monografia sobre o teatro como instrumento terapêutico na clínica da esquizofrenia (Menção Honrosa na Jornada de Iniciação Científica- UFRJ/2001).   Sua atuação profissional e acadêmica envolve os seguintes temas: psicologia social,práticas e representações sociais, psicologia clínica analítica  e estudos sobre a consciência. Finalizou em 2014 um curso técnico como instrutora de yoga e cursa especialização na UVA em psicologia analítica.

Publicações

Artigos de Autoria Individual

“Partilhando Idéias: Santo Daime: teoecologia e adaptação aos tempos modernos”. 2005. Disponível em: www.neip.info.

Artigos em Co-Autoria

Araújo, M.C.R.; Castro, R.V.. Estados alterados de consciência e produção de subjetividade. Resumo de apresentação de trabalho. In: Anais do X Encontro Regional da ABRAPSO – Sul. Curitiba, 2004.

Participação em eventos

“Santo Daime: uma religião brasileira da contemporaneidade”. Palestra. In: Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Nova Friburgo, 2005.

Resenhas

Araújo, M.C.R.; Castro, R.V.. “O uso ritual da ayahuasca nos centros urbanos”. In: Revista Virtual de Psicologia da Universidade do Contestado, 2005 .