voltar para Página InicialPesquisadoresFernando Rocha Beserra

Fernando Rocha Beserra

nasceu em 1983 no Rio de Janeiro, cidade onde reside. É bacharel em psicologia formado em 2008, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu sua dissertação sobre a recepção de estudantes a um conjunto de obras do artista visionário Alex Grey. Especialista em “Saúde Mental e Atenção Psicossocial” na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e em “Teoria e Prática Junguiana” da UVA. Psicólogo do Instituto Federal do Rio de Janeiro e professor de psicologia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Foi estagiário do Centro de Atenção Psicossocial para o uso indevido de Álcool e outras Drogas (CAPS ad) Mané Garrincha em Vila Isabel/RJ, onde trabalhou com a perspectiva da redução de danos. Fundador do blog: “Enteogenico” e colunista do site antiproibicionista “Hempadão”, através da coluna: “Portas da Percepção”. Membro da Frente Estadual Drogas e Diretos Humanos do Rio de Janeiro. Coordenador dos projetor de extensão: “Uso de substâncias psicoativas e qualidade de vida: mapeando a qualidade de vida e promovendo saúde” (concluído, 2013) e “Drogas e Direitos Humanos: internação forçada, política errada” (2014).

Publicações

Artigos de Autoria Individual

BESERRA, Fernando Rocha. Psiquedélicos e promoção de saúde: uma visão junguiana In:. AMORIN, Sandra; BILOTTA, Fernanda Aprile (Org.). Jung e Saúde: temas contemporâneos. Jundiaí, SP: Paco, 2014. p. 217-246.

Artigos em Co-Autoria

Publicações Acadêmicas

Fernando Rocha Beserra. Farmacodependência e redução de danos: novas possibilidades de abordagem. Monografia para conclusão de estágio de acadêmico bolsista em psicologia pela prefeitura do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.

Apresentação em Congressos

Fernando Rocha Beserra. Psiquedélicos e psicoterapia: em vias de uma reconciliação? 2011.
Fernando Rocha Beserra, Luis Paulo Brabo Lopes. Experiência Enteogênica: discutindo a condição favorável à função transcendente. 2010.
Fernando Rocha Beserra. Farmacodependência e redução de danos: novas possibilidades de abordagem. 2008.