nasceu em Recife, 1971. Tem mestrado e doutorado em história social, na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor de história no Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (ILAACH/UNILA), Foz do Iguaçu. Suas pesquisas em história cultural e etno-história se concentram sobre os Andes Centrais e Mesoamérica. Trata das representações, discursos e relações de poder entre índios e espanhóis na época colonial, em temas como governo e religião, idolatria, vícios e virtudes, usos e costumes, corpo, embriaguez, medicina e dieta. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos da América Indígena, linha de pesquisa “Construções da América Indígena”. Vale destacar as visitas ao México e Peru nas rotas de usos tradicionais e turísticos das plantas mágicas e a convivência no mundo ayahuasquero do Brasil (UDV), antes da fase de historiador em viagem pelos arquivos coloniais.
Alexandre Camera Varella
VARELLA, Alexandre C. “Os vícios de comer coca e da borracheira no mundo andino do cronista indígena Guaman Poma”. in: Labate, Beatriz Caiuby; Goulart, Sandra; Fiore, Maurício; MacRae, Edward; Carneiro, Henrique. (Org.). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA; MinC; FAPESP; NEIP, 2008, p. 345-368.
VARELLA, Alexandre C. “A queda do homem civil: os antigos mexicanos e peruanos na History of America de William Robertson”. História Unisinos, v. 18:2, p. 248-259, 2014.
VARELLA, Alexandre C. “Dulces regalos del Nuevo Mundo. Alimentos de indios en las recetas medicinales del padre Bernabé Cobo (s. XVII)”. Allpanchis: Revista del Instituto de Pastoral Andina, v. 73-74, p. 175-240, 2009.
VARELLA, Alexandre C. Receitas do regime: a dietética entre índios e espanhóis no México e Peru entre os séculos XVI e XVII. 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.