voltar para Página InicialEventos

Eventos

15/12/2016 - 15/12/2016

Lançamento do livro - Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva convida para o lançamento do livro Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade, organizado por Edward MacRae e Wagner Coutinho Alves, que ocorrerá durante o XI Festival de Livros e Autores da UFBA, no dia 15 de dezembro de 2016, entre 17h e 21h, no pátio do Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça.

21/11/2016 - 21/11/2016

Lançamento livros

Os professores Frederico Policarpo e Luciane Patrício, a Consequência Editora e a Livraria da Travessa convidam para o lançamento dos livros.

09/08/2016 - 11/08/2016

∗ Jornadas Plantas Sagradas em Perspectiva

Evento NEIP
Este encontro reúne pesquisadores de diversas partes do Brasil, especialmente antropólogos, para discutir os usos de plantas psicoativas em uma variedade de contextos socioculturais.
plantas-sagradas.net

28/08/2014 - 28/08/2014

World Ayahuasca Conference 2014

AYA2014 | 25-27 Septiembre. Ibiza, España - http://www.aya2014.com/

26/09/2013 - 26/09/2013

Lançamento do livro "Ayahuasca y Salud" e Mesa Redonda "Plantas Sagradas no México"

Escuela Nacional de Antropología y História (ENAH) - Cidade do México

13/05/2013 - 13/05/2013

Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade

O Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade aconteceu de 3 a 5 de maio de 2013, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O eventofomentou o intercâmbio entre a sociedade e reconhecidos representantes do Brasil e do mundo nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao tema. Especialistas do Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos discutiram, com representantes da sociedade civil, sobre segurança pública, política, educação, cultura, medicina e saúde pública.

27/11/2012 - 27/11/2012

Encontro: “Ayahuasca e o tratamento da dependência”

O Encontro discutirá as diversas nuances do uso ritual da ayahuasca no tratamento da dependência a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Reunirá representantes de diversos centros de tratamento espalhados pela América do Sul e pesquisadores acadêmicos das áreas de antropologia, medicina, psicologia e direito. Serão debatidos conceitos como “droga”, “vício”, “saúde” e “dependência”, e os limites entre práticas terapêuticas, religiosas e rituais. Além de contemplar as narrativas sobre as experiências com a ayahuasca, o Encontro procurará também avaliar o êxito destes diferentes programas de tratamento. Por fim, explorará e os limites e possibilidades legais do uso terapêutico da ayahuasca a partir de uma perspectiva comparativa e transnacional, focalizando sobretudo o contexto do Brasil e do Peru.

21/11/2006 - 21/11/2006

Mesa Redonda: “Alternativas para a Política de Drogas”

O debate fez parte das atividades do curso de difusão cultural “Drogas: Perspectivas em ciências humanas” e seu objetivo foi discutir, a partir de diversos campos do conhecimento, alternativas para a legislação e as políticas públicas que tratam da questão das drogas no Brasil. O debate foi aberto ao público.

26/06/2006 - 28/06/2006

I Encontro Nacional de Redução de Danos em Serviços de Saúde

Dias 26, 27 e 28 de junho de 2006 aconteceu o “I Encontro Nacional de Redução de Danos em Serviços de Saúde” , na UNIA (Centro Universitário de Santo André - SP). Seu objetivo foi reunir gestores e profissionais de CAPS AD, DST/AIDS, hepatites e redutores de danos para trocar experiências e fortalecer ações de redução de danos em todo o Brasil. O evento foi produto da iniciativa do Ministério da Saúde, por meio das Coordenações Nacionais de Saúde Mental, DST/Aids e Hepatites, da Coordenação Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Santo André, da Associação Brasileira de Redutores de Danos – ABORDA e da ONG “OS De Volta Para Casa". Participaram os NEIPianos Anthony Henman e Bia Labate, além de nosso aliado Marco Tromboni.

19/06/2006 - 20/06/2006

Novas e velhas modalidades de transe no tempo e no espaço

Dias 19 e 20 de junho de 2006 ocorreu o simpósio "Novas e velhas modalidades de transe no tempo e no espaço", promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas - GIESP/UFBa e pelo Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde - ECSAS/UFBa, com apoio do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD/UFBa, no CETAD, em Salvador (BA). Participaram os neipianos Edward MacRae, Sandra Goulart, Bia Labate e o aliado Paulo Moreira. O evento buscou fomentar a interlocução entre especialistas das ciências humanas que pesquisam fenêomênos relacionados aos estados de transe. O simpósio reuniu pesquisadores para discutir variadas manifestações inseridas no 'continuum mediúnico brasileiro' de tradições religiosas que têm práticas de transe incorporadas a seus rituais ou sistemas de representação. Visou tanto discutir as diferentes modalidades de transe produzidas em contextos variados (definidos segundo expectavias compartilhadas, estilos interativos, formas de utilização e combinação de mídias), quanto às influências que as diferentes concepções de transe exercem umas sobre as outras.

29/09/2005 - 30/09/2005

∗ Simpósio "Drogas: controvérsias e perspectivas"

Evento NEIP
Nos dias 29 e 30 de setembro aconteceu o Simpósio Drogas - Controvérsias e Perspectivas, no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). O Simpósio é uma realização do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos), que conta com o apoio da FFLCH-USP, do Departamento de História da USP e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – USP, além da colaboração de associações ligadas à redução de danos.