voltar para Página InicialPesquisadoresCarlos Torcato

Carlos Torcato

Carlos Eduardo Martins Torcato nasceu em Porto Alegre (RS), onde se licenciou em História (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela mesma instituição, se tornou Mestre (2011) pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em História e Especialista em Segurança Pública e Cidadania (2011) pelo PPG em Sociologia. No ano de 2012, ingressou no PPG de História Social da Universidade de São Paulo desenvolvendo o doutorado que resultou na tese “A história das drogas e sua proibição no Brasil: da Colônia à República” defendida em 2016. Ao longo desse tempo atuou em diversas associações científicas: na Associação Nacional de História (ANPUH), desde 2008, na Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (ABESUP), desde 2012, e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) desde 2013. Também é integrante do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA) desde 2016. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência em pesquisa e em licenciatura em História e em Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas sobre drogas; história do crime, da polícia e da justiça criminal; história da medicina.

Publicações

Artigos de Autoria Individual

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Discurso médico e punitividade penal: a repressão aos tóxicos em Porto Alegre no final dos anos 1920. Monografia. (PPG - Sociologia / UFRGS), 2011.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A Repressão aos entorpecentes em Porto Alegre no Governo de Getúlio Vargas: discurso médico e prática forense. II Simpósio Nacional História do Crime, Polícia e Justiça Criminal. Universidade Federal de Uberlândia. Anais. 17 a 19 de outubro, 2012. 01-15.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Uso de psicoativos e psiquiatria nos anos 1920: uma leitura do conceito de toxicomania a partir do debate médico sul-rio-grandense presente na revista Archivos Rio Grandense de Medicina. XIII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Uni.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. O uso de drogas e a instauração do proibicionismo no Brasil. Saúde & Transformação Social. v.4, n.2, p.117-125, 2013.

Artigos de Autoria Individual

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A proibição das drogas ontem e hoje: (des)continuidades a partir de um diálogo com Michael Foucault. ANPUH: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Breve história da proibição das drogas no Brasil: uma revisão. In:

Artigos em Coautoria

RIBEIRO, Tiago; TORCATO, Carlos. Governamentalidades e usos de drogas no Brasil. In: Argumentum, Vitória (ES), v. 7, n.1, p. 39-54, jan./jun. 2015.

Resenhas

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. David T. Courtwright. Forces of Habit: Drugs and the making of the modern world [Resenha]. Núcleo de Estudos Interdiciplinares sobre Psicoativos, NEIP, 2013.