voltar para Página InicialPesquisadoresBeatriz Brandão

Beatriz Brandão

nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo UNIPLI e Pós Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro (EPPG/IUPERJ). É Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ) e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio. Integrou a pesquisa sobre juventude, vulnerabilidade e inserção social em Roma, por meio do Intercâmbio entre UERJ – Tor Vergata e CREG – Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche. Tem interesse em temáticas que dialoguem com juventude, vulnerabilidade, instituições totais, antropologia urbana, usos do crack e outras drogas.

Publicações

Artigos de Autoria Individual

BRANDÃO, B. Corpos errantes em movimento e o simulacro da ordem: tramas, trajetos e vivências de cracudos nas ruas do Rio de Janeiro. Vozes dos Vales, v. 3, p. 02-31, 2014.
BRANDÃO, B. O Estado nas margens e as margens do Estado: acões políticas para meninos em condição de rua e usuários de crack. Revista Publicatio, v. 21, p. 139-180, 2013.

Livros

BRANDÃO, B. Políticas públicas habitacionais em áreas periféricas: o Morro do Bumba. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2013. v. 1. 96p.
BRANDÃO, B. Jornalismo, Literatura e Crônica: uma leitura em Graciliano Ramos. 01. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2013. v. 01. 90pp.

Capítulos de Livros

BRANDÃO, B. JUVENTUDE VULNERÁVEL: UMA APRESENTAÇÃO DAS INTERAÇÕES ENTRE MENINOS ABRIGADOS E A CASA DE ACOLHIMENTO. In: Rámon Ismael Alvarado Vázquez;Karla Villarreal Sotelo. (Org.). La discriminación y exclusión de los jóvenes de los jóvenes en América Latina. 1ed.Sinaloa: Universidad Autónoma de Sinaloa, 2014, v. 1, p. 95-109.

Apresentações de Trabalho

BRANDÃO, B. Usos do crack na cidade: antropologizando sinais do corpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BRANDÃO, B. Juventude e formação identitária em seus fluxos de imigração: africanos refugiados e centros de acolhimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BRANDÃO, B. 'Juventude em risco': uma análise das interações entre meninos de rua e suas políticas de acolhimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BRANDÃO, B. Antropologia e literatura no espaço etnográfico: um ensaio a partir da experiência com meninos abrigados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
BRANDÃO, B. Meninos abrigados e identidades em trânsito: vidas entre a ruptura e a permanência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BRANDÃO, B. Heranças patológicas das cidades como desafio no âmbito das gestões ambientais- Morro do Bumba como caso de estudo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BRANDÃO, B. A crônica como gênero urbano: ganha reconhecimento a leitura do cotidiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
BRANDÃO, B. A reestruturação urbana diante da chegada dos Megaeventos: uma análise da remoção de favelas a partir do Morro da Providência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).