voltar para Página InicialPesquisadoresCarlos Torcato

Carlos Torcato

nasceu em Porto Alegre. Licenciado, em 2008, e mestre, em 2011, em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Segurança Pública e Cidadania pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRGS). Atualmente é doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação e o mestrado pesquisou sobre os jogos ilícitos, a repressão aos crimes sem vítima e as representações sobre o “vício” durante a República Velha. Na especialização estudou o sistema de justiça criminal de Porto Alegre, em fins dos anos 1920, e a influência do discurso médico na prática forense nos crimes de tráfico de entorpecente. Atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada “O proibicionismo às drogas no Brasil no Entreguerras (1918-1938): uma leitura a partir do federalismo”, contando com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Este estudo visa compreender as dinâmicas sociais e políticas responsáveis pelas primeiras políticas brasileiras sobre drogas, especialmente nos centros urbanos.

Publicações

Artigos de Autoria Individual

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Discurso médico e punitividade penal: a repressão aos tóxicos em Porto Alegre no final dos anos 1920. Monografia. (PPG - Sociologia / UFRGS), 2011.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A Repressão aos entorpecentes em Porto Alegre no Governo de Getúlio Vargas: discurso médico e prática forense. II Simpósio Nacional História do Crime, Polícia e Justiça Criminal. Universidade Federal de Uberlândia. Anais. 17 a 19 de outubro, 2012. 01-15.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Uso de psicoativos e psiquiatria nos anos 1920: uma leitura do conceito de toxicomania a partir do debate médico sul-rio-grandense presente na revista Archivos Rio Grandense de Medicina. XIII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Uni.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. O uso de drogas e a instauração do proibicionismo no Brasil. Saúde & Transformação Social. v.4, n.2, p.117-125, 2013.

Artigos de Autoria Individual

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A proibição das drogas ontem e hoje: (des)continuidades a partir de um diálogo com Michael Foucault. ANPUH: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. Breve história da proibição das drogas no Brasil: uma revisão. In:

Artigos em Coautoria

RIBEIRO, Tiago; TORCATO, Carlos. Governamentalidades e usos de drogas no Brasil. In: Argumentum, Vitória (ES), v. 7, n.1, p. 39-54, jan./jun. 2015.

Resenhas

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. David T. Courtwright. Forces of Habit: Drugs and the making of the modern world [Resenha]. Núcleo de Estudos Interdiciplinares sobre Psicoativos, NEIP, 2013.