nasceu em 1982 na cidade de Volta Redonda, RJ. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense. É doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social – UERJ, e Research Scholar na Mailman School of Public Health – Universidade de Columbia, onde desenvolve uma pesquisa qualitativa em que analisa comparativamente os determinantes múltiplos que interagem entre si e transformam o indivíduo em um usuário abusivo de crack à partir das trajetórias de vida e histórico de relações sócio culturais em um grupo de pessoas que consomem a droga no Rio de Janeiro e em Nova York. Foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Violências – NUPEVI/UERJ, onde produziu um diagnóstico sobre a entrada e o crescimento das apreensões de crack no município do Rio de Janeiro. Também atuou como pesquisadora na “Pesquisa Nacional do Perfil dos Usuários de Crack nas 27 capitais Brasileiras” na Fundação Oswaldo Cruz, encomendada pela SENAD.
Danielle de Carvalho Vallim
VALLIM, Danielle. Os passos dos indesejáveis: Um estudo do contexto sociocultural do uso e usuários de crack nas cidades do Rio de Janeiro e Nova Iorque. 2015. 222 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Vallim, Danielle de Carvalho; Sampaio, Christiane. Uma análise do perfil sócio cultural dos usuários de crack no município do Rio de Janeiro: Relatos de uma Etnografia. In: 2º Encontro Nacional sobre Sócio-Antropologia do Uso de Psicoativos. São Paulo, SP, 2012..
VALLIM, D. C; ZALUAR, A.; SAMPAIO, C. Uma etnografia das cenas de uso de crack no Rio de Janeiro e seus efeitos nos usuários. In Teixeira, M., Fonseca, Z. (Org.). Saberes e práticas na atenção primária à saúde: cuidado à população em situação de rua e usuários de álcool, crack e outras drogas - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2015.22 pgs.