nasceu em Porto Alegre (RS), em 1988. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2010. Na graduação, aproximou-se do estudo da antropologia, principalmente através da antropologia do corpo e da saúde e dos estudos de gênero. Seu trabalho de conclusão de curso tratou sobre o consumo de bebidas alcoólicas em camadas populares. A partir de uma etnografia localizada em um bar popular, esta pesquisa se constituiu em um empreendimento destinado à compreensão de como são elaboradas regras relativas ao consumo alcoólico, bem como noções positivas e negativas de beber. Atualmente (2012), é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua pesquisa de mestrado centra-se nos conhecimentos médicos sobre os usos de bebidas alcoólicas. Busca-se compreender como neste campo do conhecimento são elaborados determinados modos adequados e inadequados de beber, bem como os valores que subjazem a estas noções.
Eduardo Zanella
Eduardo Zanella. Não dá para sair do morro: pertencimento e sociabilidade no consumo de bebidas alcoólicas em um bar popular de Porto Alegre. Revista Plural (USP), v. 18.1, 2011.
Eduardo Zanella. Masculinidade e Consumo de Bebidas Alcoólicas: A Construção de Maneiras de Beber. Revista Ponto.Urbe (USP), v. 9.0, 2011.