voltar para Página InicialPesquisadoresSandro Eduardo Rodrigues

Sandro Eduardo Rodrigues

nasceu em 1977, no Rio de Janeiro. É músico profissional, psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Psicologia, Subjetividade e Instituições de Saúde pela Faculdade Maria Thereza (Famath). Na tese Modulações de sentidos na experiência psicotrópica analisou contribuições da experiência psicodélica para o cuidado de usuários de medicamentos em saúde mental. Com a maior parte de sua atuação profissional na interface entre música e saúde mental, é docente do curso de Psicologia do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), onde integra um projeto de pesquisa sobre música e constituição psíquica, além de supervisionar estágio e ministrar disciplinas na graduação.

Publicações

Livros

Artigos de Autoria Individual

RODRIGUES, S. E.. Subjetividade, tempo e instituição no empirismo transcendental de Gilles Deleuze. Revista Psicologia em Foco (URI. Frederico Westphalen), v. 3, p. 73-86, 2009.

Artigos em Co-Autoria

RODRIGUES, Sandro Eduardo; BESERRA, Fernando Rocha. Drogas pesadas em discussão no Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro. Argumentum, Vitória (ES), v. 7, n.1, p. 108-125, jan./jun. 2015.
PASSOS, E.; PALOMBINI, A. de L.; CAMPOS, R. O. et alii.. Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Aletheia, 41, pp. 24-38, mai/ago, 2013.

Capítulos de livros publicados

RODRIGUES, Sandro Eduardo. Experiências psicotrópicas proscritas: o fora-eixo. Em LOPES, Lucília Elias; BATISTA, Vera Malaguti. Atendendo na guerra: dilemas médicos e jurídicos sobre o “crack”. Rio de Janeiro: Revan, 2014.

Outras publicações

RODRIGUES, Sandro Eduardo. Modulações de sentidos na experiência psicotrópica. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Psicologia, 2014.
RODRIGUES, Sandro Eduardo. Tempo não pulsado: ritmo e subjetividade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Psicologia, 2009.
Sandro Rodrigues. Drogas pesadas, drogas perigosas. I Seminário sobre Psicodélicos - Rio de Janeiro, RJ, 2014.