voltar para Página InicialTesesConsumir e ser consumido, eis a questão! – configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, 2005.

Consumir e ser consumido, eis a questão! – configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, 2005.

Tom Valença

Nos debates acadêmicos e nas difusões midiáticas sobre a problemática das drogas, tende-se a centralizar a abordagem na relação entre tráfico, violência e exclusão, muitas vezes naturalizando as drogas como um fator de desequilíbrio na configuração sociocultural contemporânea. Tal perspectiva releva menos o discurso emitido do lugar do usuário, que seu papel como elo mais vulnerável da rede de consumo – principalmente sendo o comércio das drogas ilícitas o mais rentável do mercado. Se, ao reificar a relação entre drogas e ilícito, estigmatiza-se a identidade e as marcas distintivas do usuário, este projeto objetiva investigar o discurso identitário que perpassa as representações do usuário estando ele afastado da violência e da exclusão enquanto consumidor. Neste sentido, em meio a produção de informações geradas por estudos sobre uso de Substâncias Psicoativas legais e ilegais no país, ainda não se focalizou a problemática considerando o consumo de drogas entre docentes universitários, principalmente levando em conta o papel estruturante da Universidade na formação de profissionais e na produção de conhecimento sobre problemas sociais de inegável reflexividade. Enfatizando este recorte, justifica-se um estudo voltado para parte significativa de uma configuração específica, o Homo academicus, veículo por excelência do processo civilizador, cujos valores, emblematizados em seu estilo de vida, em seu ethos, tornam este projeto de extrema relevância para a ressignificação de representações sociais típicas da cultura contemporânea.