voltar para Página InicialTesesEntre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politização da aposentadoria. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2000.

Entre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politização da aposentadoria. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2000.

Julio Simões

O trabalho visa descrever e analisar, com detalhamento etnográfico, as arenas de conflito em torno da aposentadoria que ganharam grande visibilidade no Brasil, nos anos 80 e 90, em função das ações coletivas de aposentados engajados em associações locais e numa organização nacional. A mobilização de aposentados desenvolveu-se no contexto da r edemocratização política do País e enfrentou a ascensão de um discurso técnico-governamental que tratava a aposentadoria como uma fonte de perigo à economia nacional e à reprodução da vida social. Os aposentados empreenderam diversas formas de luta – lobbies , ações judiciais e movimento social -, conjunturalmente ligadas a seus interesses na recuperação e manutenção do valor dos benefícios. O principal argumento, porém, é que o efeito mais relevante de sua mobilização foi o apelo a sentimentos e valores historicamente constituídos e compartilhados que apontavam concepções em comum de justiça social: o respeito à dimensão contratual da aposentadoria e, mais importante, a legitimidade moral da proteção social aos mais velhos, baseada na solidariedade pública entre gerações. Nesse processo, a aposentadoria foi reconstruída socialmente como um direito do cidadão, e uma dimensão do espaço público parece ter sido remontada no País.