voltar para Página InicialTesesO Lugar da Música na Construção de Comunidades Emocionais: Paisagem Sonora da Ayahuasca em Portugal (título provisório). Projeto de Doutorado em Etnomusicologia, Universidade de Aveiro – UA – Portugal. (previsão de conclusão: Outubro de 2012).

O Lugar da Música na Construção de Comunidades Emocionais: Paisagem Sonora da Ayahuasca em Portugal (título provisório). Projeto de Doutorado em Etnomusicologia, Universidade de Aveiro – UA – Portugal. (previsão de conclusão: Outubro de 2012).

Patrícia Paula Lima

Esta proposta enquadra-se no domínio da Etnomusicologia e visa o estudo da música no ritual das distintas religiões, Santo Daime e União do Vegetal (UDV) a partir do conceito teórico de ‘Comunidade Emocional’ e do papel da música na sua construção e performance. Estas práticas de carácter ritualístico são caracterizadas pela utilização da bebida psicoativa ayahuasca, ambas nascidas no seio da floresta amazónica, décadas de 1920 e 1960 e que final dos anos 80 se expandem, encontrando-se actualmente em 21 países. A partir do encontro entre indígenas, seringueiros e estrangeiros na busca de principalmente curar os males do corpo e do espírito, a música no ritual da ayahuasca,  passou a ser utilizada em novos contextos, caracterizados pelo cruzamento de diferentes orientações doutrinárias, dando origem a complexas formas ritualistas e a um universo musical particular. Nesta pesquisa busco contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre a compreensão da música na construção de Paisagens Sonoras associadas às Comunidades Emocionais em geral, e ao seu papel na construção de processos ritualísticos que dão corpo a práticas de carácter religioso mediadas pela circulação de substâncias psico-activas. Procuro, em particular, estudar a comunidade implantada em Portugal e perceber o modo como localmente se desenvolve e corporiza uma prática e uma música que procura, no fundo, uma unidade global.