nasceu em 1980 na cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu o mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) em 2007, com a dissertação intitulada “O Programa Justiça Terapêutica da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro”. O foco dessa pesquisa foi verificar o funcionamento desse programa, oferecido aos usuários de drogas como uma medida alternativa aplicada pela Justiça carioca. Em 2013, defendeu a tese de doutorado em Antropologia pelo PPGA/UFF intitulado “O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e San Francisco, EUA. Neste trabalho é estabelecida uma perspectiva comparada das descrições etnográficas de audiências judiciais e centros de tratamento para consumidores de drogas nestas duas cidades. O trabalho de campo se concentrou nos Centros de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS/AD), no Rio, e no Treatment Center da Drug Court, em San Francisco. É Professor Adjunto de Antropologia no curso de Políticas Públicas, Departamento de Educação, Campus Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Também é pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia- Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense.
Frederico Policarpo Mendonça Filho
POLICARPO, Frederico. O controle judicial do consumo de drogas: o caso da Drug Court da cidade de San Francisco, EUA. Confluências (Niterói), v.15, p.121-136, 2014.
POLICARPO, Frederico. Velhos usuários e jovens traficantes? Um estudo de caso sobre a atualização da nova Lei de Drogas na cidade do Rio de Janeiro. Dilemas: Revista de Conflito e Controle Social, v.6, p.11-37, 2013.
POLICARPO, Frederico. A preparação para a viagem: apontamentos sobre as diferenças entre trabalho de campo e fieldwork. Antropolítica (UFF), v.34,p.25, 2013..
POLICARPO, Frederico. Os discursos acerca das drogas e os idiomas experienciais de consumidores de drogas na cidade do Rio de Janeiro: apontamentos sobre a continuidade e descontinuidade no consumo de drogas. Cuadernos de Antropología Social, v.31, p.145-168, 2010..
POLICARPO, Frederico. O controle judicial do consumo de drogas: o caso da Drug Court da cidade de San Francisco, EUA. Confluências (Niterói), v.15, p.121-136, 2014.