“Uso ritualizado de substâncias psicodélicas”
De 01/01/2000 a 30/06/2000Local: Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Uso ritualizado de substâncias psicodélicas
(MNA 746/846 – Antropologia da Religião I e III – Curso de Leitura)
1o. semestre de 2000
Sexta-Feira, 13-17 horas
Prof. Otávio Velho
Monitora: Beatriz Labate
O curso focalizará o “uso ritual(izado) de substâncias psicodélicas” (também chamadas de psicoativas ou de enteógenos). Buscará articular a literatura consagrada da antropologia onde o assunto é tratado (em geral submetido a outros recortes, como o do “xamanismo” e o do “desvio”), com o estudo dos “novos movimentos religiosos” e de outros casos em que esse uso vem proliferando. Buscará, ainda, articular o assunto a outras temáticas relevantes de caráter geral, como a da “crise da representação” e dos “estados alterados de consciência”. Nesse sentido, dará ênfase não só aos grupos, seitas, etc. e suas respectivas subculturas, mas a outras instâncias, a princípio menos delimitáveis, em que se formulam, ainda que informalmente, algumas “epistemologias alternativas” não necessariamente estranhas à própria antropologia.
Bibliografia inicial de referência
Atkinson, J.M. 1992 “Shamanisms Today”. Annual Review of Anthropology, 21: 307-30.
Brissac, Sergio 1999 A Estrela do Norte Iluminando até o Sul: uma etnografia da União do Vegetal em contexto urbano. Dissertação de mestrado, PPGAS/MN/UFRJ.
Browman, D. e Schwarz, R. (orgs.) 1979 Spirits, Shamans and Stars: Perspectives from South America. The Hague, Mouton.
Coelho, Vera Penteado 1976 Os Alucinógenos e o Mundo Simbólico: o uso de alucinógenos entre os índios da América do Sul. São Paulo: EPU-EDUSP.
Davis, Wade 1997 One river: science, adventure and hallucinogenics in the Amazon Basin. London: Simon & Schuster.
Dobkin de Rios, Marlene 1984 Hallucinogens: Cross-Cultural Perspectives. Albuquerque: University of New Mexico Press,.
Dobkin de Rios, Marlene Visionary Vine – Hallucinogenic Healing in the Peruvian Amazon.
Eliade, Mircea 1998 O Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase. São Paulo: Martins Fontes.
Escohotado, Antonio 1989 Historia de las drogas. Vol 1, 2 e 3. Madrid: Alianza,.
Fernandez J.W. 1965 “Symbolic consensus in a Fang Reformative Cult”. American Anthropologist, 67: 902-929.
Fernandez J.W. 1982 Bwiti. An Ethnography of the Religious Imagination in Africa. Princeton: University Press.
Furst, Peter 1976 Hallucinogens and Culture. San Francisco: Chandler & Sharp, Inc.
Furst, Peter (org.) 1972 Flesh of The Gods: The Ritual Use of Hallucinogens. London: George Allen and Unwin Ltd.
Gollnhofer O. & Sillans, R. 1979 “Phénoménologie de la possession chez les Mitsogho (Gabon). Rites et techniques”. Anthropos, 74: 737-752.
Harner, Michael (org). 1973 Hallucinogens and Shamanism. New York: Oxford University Press.
La Barre, Weston 1989 The Peyote Cult. University of Oklahoma Press.
Langdon, Jean 1979 “Yagé among the Siona: Cultural Patterns”. In: David L. Borwman & Ronald Schwarz (org.), Visions in Spirits, Shamans, and Stars. The Hague, Mouton Press.
Langdon, Jean. 1996 Xamanismo no Brasil: Novas Perspectivas. Florianópolis: Editora da UFSC.
Lanternari, V. 1974 As Religiões dos Oprimidos. São Paulo: Perspectiva.
Lévi-Strauss, C. 1985 “Compte Rendus: Les Plantes des dieux. Les plantes hallucinogènes. Botanique et Ethnologie (R.E.Schultes & A.Hofmann)”. L’Homme, 93:123.
Lévi-Strauss, C. [1970]1976 “Os cogumelos na cultura”. Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. pp. 229-43.
Luna, Luis Eduardo 1986 Vegetalismo: Shamanism among the Mestizo Population of the Peruvian Amazon. Stockholm, Sweden, Almquist and Wiksell International.
Luz, Pedro Fernandes Leite da 1996 Estudo comparativo dos complexos ritual e simbólico associados ao uso da Banisteriopsis caapi e espécies congêneres em tribos de língua Pano, Arawak, Tukano e Maku do noroeste amazônico. Dissertação de mestrado, PPGAS/MN/UFRJ.
McKenna, Terence 1992 Food of the Gods; the search for the original tree of knowledge. New York, Bantam Books.
Naranjo, Plutarco 1983 Ayahuasca: Etnomedicina y Mitologia. Quito: Libri Mundi.
Overing, Joanna 1990 “The Shaman as a Maker of Worlds: Nelson Goodman in the Amazon”. Man 25(4): 602-619.
Prance, G.T. 1970 “Notes on the use of plant hallucinogens in Amazonian Brazil”. Economic Botany 24:62-68
Prance, Ghillean T. 1978 “The poisons and narcotics of the Dení, Paumarí, Jamamadí and Jarawara Indians of the Purus river region”. Revista Brasileira de Botânica 1:71-82.
Reichel-Dolmatoff, Gerardo 1975 The Shaman and the Jaguar: a study of narcotic drugs among the indians of Colombia. Philadelphia, The Temple University Press.
Rivier, L. & Lidgren, J.E. 1972 “Ayahuasca: the South American hallucinogenic drink. An ethnobotanical and chemical investigation”. Economic Botany 26(2):101-129.
Robicsek, Francis 1978 The Smoking Gods: Tobacco in Maya Art, History and Religion. Norman: University of Oklahoma Press.
Sangirardi Jr. 1993 O Índio e as Plantas Alucionógenas. Rio de Janeiro: Ed. Alhambra,.
Soibelman, Tania 1995 “My Father and My Mother, Show me your Beauty”: Ritual Use of Ayahuasca in Rio de Janeiro. M.A. Thesis, The California Institute of Integral Studies.
Taussig, Michael 1980 The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: The University of California Press.
Thomas, N. e Humphrey, C. 1994 Shamanism, History and the State. Ann Arbor: Michigan University Press.
Taussig, Michael 1993 Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Townsend, J. B. 1988 “Neo-shamanism and the modern mystical movement”. In: G. Doore, The Shaman’s Path. Boston: Shambhala. pp. 73-83
Walsh, R. 1990 The Spirit of Shamanism. Los Angeles: Tarcher, Inc.
Wasson, Gordon 1986 Persephone’s Quest: Entheogens and the Origins of Religion. New Haven: Yale University Press.
Wasson, Gordon, Hofmann, Albert & Ruck, Carl 1978 The Road to Eleusis. New York: Harcourt Brace Jovanovich.