Archives

Seminário de Pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha

Lançado em outubro de 2014, o documentário Ilegal (2014) mostra o drama real vivido por mães e pais para ter acesso ao canabidiol (CBD), única alternativa de tratamento para diminuir as graves crises epiléticas de sua filha, portadora de uma síndrome rara. O documentário não é apenas informativo, mas também representa uma das ações de mobilização nacional de pais e familiares de crianças portadoras de doenças raras para a mudança da lei. Após essa ampla mobilização, em janeiro de 2015 (BRASIL, 2015), o Brasil decidiu retirar o CBD – um dos componentes presentes na planta cannabis – da lista de substâncias proibidas no país. Muitas desses pais e familiares já tinham lançado mão de estratégias para ter acesso ao CBD, como a importação ilegal, o que muitos continuam a fazer dada a urgência do tratamento.

Seminário Drogas e Espiritualidade no Século XXI

Data e horário: 07 de novembro de 2017, às 9hs.

Local: Sala da Congregação da FAFICH/UFMG (primeiro andar, perto da biblioteca).

Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais (campus Pampulha), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). Avenida Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG.

Contatos: belderose@gmail.com; (31) 992929241

As Peregrinações dos Wixárica Colóquios e Mostras

Os Wixárica do México trazem para a cidades de Florianópolis e Sâo Paulo a sua arte e a religiosidade da tradição do uso do cacto sagrado peyote, o “hikuri”, em uma sequência de apresentações da rica cultura da sierra madre ocidental de Jalisco e do deserto de Wirikuta, através de colóquios, mostras de objetos tradicionais, artesanatos, filmes e cerimônias.

Simpósio: Usos sociales y economía política del ayahuasca: perspectivas desde América Latina

El yajé o ayahuasca es una de esas sustancias cuya visibilidad se ha extendido recientemente tanto en América como en Europa, ganando cada vez más seguidores. En América Latina además de los usos tradicionales indígenas y no indígenas de la región amazónica, hay un boyante mercado etno y ecoturístico alrededor del consumo de ayahuasca en países como Ecuador y Perú. Están también las iglesias ayahuasqueras de Brasil (União do Vegetal, Barquinha y Santo Daime, por nombrar las más conocidas) con sus respectivos ramificaciones trasnacionales. También hay usos terapéuticos liderados por instituciones como el centro Takiwasi (Tarapoto, Perú) tal vez el más reconocido en este ámbito. Por su parte, en los países del norte (Norteamérica y Europa) son más comunes usos como el de las redes de consumidores de sustancias psicoactivas que han retomado distintos prácticas terapéuticas y religiosas provenientes de América. Así mismo, las investigaciones médicas, neurológicas, farmacológicas y antropológicas se han incrementado en los últimos años.

Lançamento do livro – Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva convida para o lançamento do livro Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade, organizado por Edward MacRae e Wagner Coutinho Alves, que ocorrerá durante o XI Festival de Livros e Autores da UFBA, no dia 15 de dezembro de 2016, entre 17h e 21h, no pátio do Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça.

Lançamento livros

Os professores Frederico Policarpo e Luciane Patrício, a Consequência Editora e a Livraria da Travessa convidam para o lançamento dos livros.