Simpósio “Drogas: controvérsias e perspectivas”
De 29/09/2005 a 30/09/2005(Evento NEIP)
Local: Anfiteatro do Departamento de História – FFLCH -USP – Av. Prof. Lineu Prestes nº 338, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Data: 29 e 30 de setembro de 2005
Realização: NEIP – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos
Apoio: FFLCH/USP; Departamento de História – USP; Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – USP.
Colaboração: Alto das Estrelas, Ecologia Cognitiva, Psicotropicus, Dínamo (ONG – Informação responsável sobre Drogas e Afins), Aborda (Associação Brasileira de Redução de Danos), IHRA (International Harm Reduction Association).
Nos dias 29 e 30 de setembro aconteceu o Simpósio Drogas – Controvérsias e Perspectivas, no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). O Simpósio é uma realização do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos), que conta com o apoio da FFLCH-USP, do Departamento de História da USP e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – USP, além da colaboração de associações ligadas à redução de danos. Trata-se de uma iniciativa no sentido de estimular a discussão sobre as substâncias psicoativas no campo das Ciências Humanas, destacando-se a relevância da abordagem histórica e sócio-cultural num cenário geralmente investigado apenas por profissionais da área de saúde. Vinte e cinco pesquisadores de diferentes áreas de ciências humanas do Brasil e do exterior se reúnem para expor suas trajetórias de investigação e fazer um balanço das pesquisas sobre “drogas”. Os temas são os mais variados possíveis, incluindo os usos religiosos e rituais de substâncias psicoativas (como a ayahuasca consumida em cultos brasileiros, o tabaco de povos indígenas da Amazônia, a cannabis dos rastafaris), o uso secular ou não-religioso de substâncias lícitas (álcool, tabaco) e ilícitas (cocaína, crack e ecstasy), as relações entre o tema das drogas e a mídia, os discursos médicos sobre algumas dessas substâncias, as atuais políticas de drogas, o narcotráfico e as propostas alternativas a um sistema proibicionista.
O evento contribui para situar historicamente a reflexão sobre as substâncias psicoativas, indicando a relevância de seu uso nas diferentes culturas e épocas e as várias formas ou classificações que podem assumir. A contextualização histórica evidencia a existência de regularidades no consumo de drogas, abrindo a discussão sobre a natureza dos controles sociais formais e informais de seu uso e sobre as diferentes implicações da atual política proibicionista, apontando para seus sérios custos sociais como a violência, a exclusão, a criminalidade, entre outros.
O Simpósio promove ainda o lançamento de duas coletâneas, O uso ritual das plantas de poder (Campinas, Mercado de Letras, 2005) organizada por Beatriz Labate e Sandra Goulart e Álcool e drogas na história do Brasil (São Paulo/Belo Horizonte, Alameda, Editora da PUC-MG, 2005), organizada por Renato Pinto Venâncio e Henrique Soares Carneiro.
>>Confira a programação integral do Simpósio
>>Resumos das apresentações
Para mais informações: neipsicoativos@yahoo.com.br
Dep. de História da USP – tel (011) 3091 2364.
Fotos do Simpósio (por ordem de apresentação no site): 1- Elias Ulrich; 2- Bia Labate; 3- Elias Ulrich; 4-Christian Frenopoulo; 5 e 6- Fernanda Eugenio; 7- 8- 9- 10- 11 e 12- Iara Moderozo; 13- Fernanda Eugenio; 14 e 15- Bia Labate; 16- Iara Moderozo